ADA YONATH

Nascimento: Geula, Jerusalém.

Nobel: Em 2009, Yonath foi vencedora do Prêmio Nobel de Química, após mapear o ribossomo que é uma estrutura celular responsável pela produção de proteínas.

Carreira: Ada foca nos estudos dos mecanismos por trás da biossíntese de proteínas através da cristalografia de ribossomos. Ribossomos traduzem o RNA em proteínas. Suas estruturas são ligeiramente diferentes em micro-organismos, quando comparadas com células eucariontes, como células humanas, o que os fazem alvo para antibióticos. De 2000 a 2001, Ada determinou a estrutura completa, em alta resolução, de ambas as estruturas ribossômicas, e descobriu dentro do ribossomo de outra forma assimétrico, a região simétrica universal que fornece a estrutura e navega o processo de polimerização polipeptídica. Consequentemente, ela mostrou que o ribossomo é uma ribozima que coloca seus substratos em estereoquímica adequada para a formação de ligações polipeptídicas e para a catálise por meio de substrato. Em 1993, ela visualizou o caminho tomado pelas proteínas, chamado de túnel ribosomal.

Ada também elucidou os modos de agir de vinte diferentes antibióticos que têm como alvo o ribossomo, iluminando mecanismos que causam resistência, decifrando as bases estruturais para a seletividade dos antibióticos.

Vida

Filha de Hillel e Esther Lifshitz, judeus sionistas que imigraram à região da Palestina vindos de Zduńska Wola, na Polônia em 1933, antes do estabelecimento do estado de Israel. Seu pai, rabino, vinha de uma família com longa tradição rabínica. Eles se estabeleceram em Jerusalém, onde abriram uma mercearia, mas era difícil de manter as despesas. Eles moravam em casas apertadas com várias outras famílias, e Yonath lembra que “livros” eram a única coisa que ela tinha para mantê-la ocupada. Apesar da vida humilde, seus pais a mandaram para uma boa escola em Beit HaKerem, bairro nobre de Jerusalém, para assegurar sua boa educação.

Realizou seus estudos na Universidade Hebraica de Jerusalém, onde obteve o bacharelado em química, em 1962 e mestrado em bioquímica em 1964. Em 1968 obteve um doutorado no Instituto Weizmann de Ciência, estudando a estrutura do colágeno através da cristalografia de raios-X, tendo Wolfie Traub como orientador.

Ada fez pós-doutorado na Universidade Carnegie Mellon em 1969 e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em 1970.

Fontes: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/07/nobel-e-tao-importante-quanto-premio-de-vovo-do-ano-diz-ada-yonath.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ada_Yonath

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora