AGNES POCKELS

Século XIX

Nascimento: 1862 em Veneza (Itália)
Morte: 1935 em Brunswick (Alemanha)

Principais realizações: Descobriu a influência das impurezas na tensão superficial.

Vida: Agnes Luise Wilhelmine Pockels, foi uma pioneira alemã em química. Seu trabalho foi fundamental para estabelecer a disciplina moderna conhecida como ciência da superfície, que descreve as propriedades de superfícies líquidas e sólidas.

Pockels nasceu em Veneza, Itália, em 1862. Na época, Veneza estava sob domínio austríaco, e o pai de Pockels serviu no exército austríaco. Quando ele ficou doente de malária, a família mudou-se em 1871 para Brunswick, Baixa Saxônia, que fazia parte do nascente Império Alemão. Lá, Pockels frequentou a Escola Municipal Municipal para Meninas.

Quando criança, Pockels estava interessado em ciência e gostaria de estudar física. Naqueles dias, no entanto, as mulheres não tinham acesso às universidades. Foi somente através de seu irmão mais novo, Friedrich Carl Alwin Pockels, que ela ganhou acesso à literatura científica. Friedrich, que então estudou na Universidade de Göttingen, era um famoso cientista; ele é conhecido pelo efeito Pockels.

Carreira: Segundo a lenda, Pockels descobriu a influência das impurezas na tensão superficial dos fluidos que lavavam a louça em sua própria cozinha. Ela era solteira e cuidadora de seus pais doentes, por isso passou muito tempo cozinhando e limpando com vários óleos, sabonetes e outros produtos domésticos. Apesar de sua falta de treinamento formal, Pockels conseguiu medir a tensão superficial da água criando um aparelho conhecido como calha de Pockels, um instrumento fundamental na nova disciplina da ciência da superfície. Usando uma versão aprimorada dessa calha de slides, o químico americano Irving Langmuir fez descobertas adicionais sobre as propriedades das moléculas de superfície, que lhe renderam um Prêmio Nobel de Química em 1932. O dispositivo de Pockels também é um antecedente direto da calha de Langmuir – Blodgett, desenvolvida mais tarde, por Langmuir e a física Katharine Blodgett.

Em 1891, com a ajuda de Lord Rayleigh, Pockels publicou seu primeiro artigo, “Surface Tension”, sobre suas medidas na revista Nature. Assim começou sua carreira estudando filmes de superfície. Ela nunca recebeu uma nomeação formal, mas publicou vários artigos e acabou sendo reconhecida como pioneira no novo campo da ciência da superfície.

Pockels morreu em 1935 em Brunswick, Alemanha. Ela nunca se casou.

Em 1931, juntamente com Henri Devaux, Pockels recebeu o prêmio Laura Leonard da Colloid Society. No ano seguinte, a Universidade de Tecnologia de Braunschweig concedeu a ela um doutorado honorário.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora