Nascimento: 24 de julho de 1892 em Seattle, Washington.
Morte: 31 de dezembro de 1916 de uma causa ainda desconhecida
Carreira: Segundo todos diziam, Ball trabalhou arduamente, equilibrando o ensino durante o dia e o problema do hidnocarpo durante qualquer minuto de tempo livre que tinha. Em menos de um ano, descobriu uma forma de criar uma solução hidrossolúvel dos compostos ativos do óleo que pudesse ser injetada de forma segura, com o mínimo de efeitos secundários.
Infelizmente, Ball não teve oportunidade de publicar as suas descobertas. Pouco tempo após a sua descoberta, ficou doente e faleceu.
Após a sua morte, o presidente do colégio, Arthur L. Dean continuou o seu trabalho e em breve as injeções de hidnocarpo tinham muita procura e eram requisitadas pelo mundo inteiro para tratar a doença de Hansen. As injeções tornaram-se forma mais fiável para ajudar a manter a doença controlada até ao aparecimento de novos medicamentos nos anos 40. No entanto, Dean nunca reconheceu Ball pela descoberta inicial. O seu nome poderia ter-se perdido totalmente para a história não fosse uma breve menção numa publicação médica de 1922, na qual Hollmann evidencia que Ball criou a solução de hidnocarpo, denominando-a como o “Método Ball.”.
No entanto, nos últimos 20 anos, Ball recebeu o seu reconhecimento há muito devido. Em 2000, a Universidade do Havai colocou uma placa de homenagem a Ball sob a sua única árvore de hidnocarpo e a vice-governadora Mazie Hirono declarou o dia 29 de fevereiro como Dia Alice Ball. Em 2007, o conselho de reitores da universidade agraciou postumamente Alice Ball com a sua Medalha de Distinção. E só no ano passado, Wermager criou a Bolsa Alice Augusta Ball para a Universidade do Havai, para estudantes com mestrado em Química, Bioquímica, Biologia ou Microbiologia que “demonstrem as características exibidas por Ball nos seus estudos e investigação”.
Vida: Ball nasceu para ser química, era a terceira de quatro filhos. Em 1902, na esperança de tentar melhorar a saúde fraca do seu avô com um clima melhor, a família mudou-se para Honolulu, Havai. No entanto, o seu avô morreu apenas dois anos mais tarde e a família regressou a Seattle, onde Ball se licenciou em Química Farmacêutica e Farmácia pela Universidade de Washington.
Para a sua pós-graduação, Ball decidiu regressar ao Havai, onde se tornou simultaneamente na primeira mulher e na primeira afro-americana a fazer um mestrado em Química no Colégio do Havai. O tema da sua tese torna claro porque é que Hollman procurou especificamente a sua ajuda: “identificar os componentes ativos de outra planta, a raiz de kava”.
