Conheça elas!

Caros leitores, nesta página vocês verão em ordem decrescente de século as exuberantes mentes femininas presentes na química.

Poderão ler desde a primeira química (reconhecida) na antiga Mesopotâmia, até as químicas atuais que continuam fazendo grandes revoluções e aperfeiçoamentos nesta área da ciência tão contemplada.

Ao todo, selecionamos com muito carinho 17 de tantas e tantas mulheres que deixaram sua marca no mundo da química, vamos conferir?

Preparamos também uma prévia da biografia de cada uma ao lado de sua foto. Para ler sua história basta clicar em seu nome! Boa leitura!

Século XXI

“Mapeou o ribossomo que é uma estrutura celular responsável pela produção de proteínas. determinou a estrutura completa, em alta resolução, de ambas as estruturas ribossômicas, e descobriu dentro do ribossomo de outra forma assimétrico, a região simétrica universal que fornece a estrutura e navega o processo de polimerização polipeptídica.”

LEIA SOBRE ADA YONATH, CLIQUE NO BOTÃO COM SEU NOME ACIMA DA FOTO.

Século XXI

“Arnold co-fundou duas empresas com base em seu trabalho. A Gevo, fundada em 2005, usa levedura para produzir isobutanol, que pode ser usado no lugar do etanol na produção de combustível. A Provivi, fundada em 2013, altera os feromônios dos insetos para que as pragas prejudiciais às culturas não possam se acasalar.”

LEIA SOBRE FRANCES ARNOLD, CLIQUE NO BOTÃO COM SEU NOME ACIMA DA FOTO.

Século XX

“A mais lembrada, Marie Curie, descobriu o polônio e o rádio em 1897. Junto com o marido, conseguiu extrair apenas 0,1 grama de composto de rádio. Ela tornou-se a primeira mulher ganhar o Prêmio Nobel – e ainda foi laureada duas vezes.” 

LEIA SOBRE MARIE CURIE, CLIQUE NO BOTÃO COM SEU NOME ACIMA DA FOTO.

Século XX

“O casal Joliot-Curie pesquisava sobre o núcleo atômico. Em 1932, ela foi nomeada chefe do laboratório Curie.
Foi em 1934 que eles conseguiram transformar vários elementos em outros. Alguns exemplos são nitrogênio radioativo a partir de boro, isótopos radioativos de fósforo a partir de alumínio e silício a partir de magnésio.”

LEIA SOBRE IRÈNE JOLIOT-CURIE, CLIQUE NO BOTÃO COM SEU NOME ACIMA DA FOTO.

Século XX

“Dedicou-se inteiramente ao estudo da estrutura do DNA trabalhando no King’s College, de Londres. Iniciou a aplicação de estudos com difração do raio-X para determinação da estrutura da molécula do DNA. Esteve prestes a desvendar a estrutura do DNA e seus achados foram fundamentais para que o bioquímico norte-americano James Dewey Watson e os britânicos Maurice Wilkins e Francis Crick confirmar a dupla estrutura helicoidal da molécula do DNA, dando-lhes o Nobel de Medicina ou Fisiologia (1962), tendo nela a grande injustiçada, especialmente por ser mulher.”

LEIA SOBRE ROSALIND FRANKLIN, CLIQUE NO BOTÃO COM SEU NOME ACIMA DA FOTO.

Século XX

 “Foi a primeira a mencionar a idéia de fissão nuclear em 1934. Com o marido Walter Noddack, ela descobriu o elemento 75, o rênio. Ela foi nomeada três vezes para o Prêmio Nobel de Química.”

LEIA SOBRE IDA NODDACK, CLIQUE NO BOTÃO COM SEU NOME ACIMA DA FOTO.

Século XX

“Em 1939, Perey descobriu o elemento francium purificando amostras de lantânio que continham actínio. Em 1962, ela foi a primeira mulher a ser eleita para a Academia Francesa de Ciências, uma honra negada a seu mentor Curie.”

LEIA SOBRE MARGUERITE PEREY, CLIQUE NO BOTÃO COM SEU NOME ACIMA DA FOTO.

Século XX

“Meitner se tornou a primeira mulher na Alemanha a assumir um cargo de professora titular de física na Universidade de Berlim. Lá, ela empreendeu o programa de pesquisa em física nuclear que finalmente levou à sua co-descoberta da fissão nuclear em 1939, depois que ela deixou Berlim. Ela foi elogiada por Albert Einstein como a “Marie Curie alemã”.”

LEIA SOBRE LISE MEITNER, CLIQUE NO BOTÃO COM SEU NOME ACIMA DA FOTO.

Século XX

“Dorothy desenvolveu a cristalografia de raios X, um método usado para determinar a estrutura tridimensional de biomoléculas. Ela estudou durante 35 anos a estrutura da insulina, pois a mesma tinha moléculas grandes e extremamente complexas.”

LEIA SOBRE DOROTHY HODGKIN, CLIQUE NO BOTÃO COM SEU NOME ACIMA DA FOTO.

Século XIX

” Em menos de um ano, descobriu uma forma de criar uma solução hidrossolúvel dos compostos ativos do óleo que pudesse ser injetada de forma segura, com o mínimo de efeitos secundários.”

LEIA SOBRE ALICE BALL, CLIQUE NO BOTÃO COM SEU NOME ACIMA DA FOTO.

Século XIX

“Na conferência da Sociedade Química Russa em janeiro de 1878, AP Eltekov relatou um novo método de sintetizar hidrocarbonetos da fórmula CnH2n, que Butlerov observou que muitas dessas experiências haviam sido conduzidas anteriormente por Julia. Mais tarde, essa pesquisa ganhou valor quando a síntese de hidrocarbonetos altamente ramificada foi estudada para sua produção industrial e uso para alguns tipos de combustíveis para motores”

LEIA SOBRE JULIA LERMONTOVA, CLIQUE NO BOTÃO COM SEU NOME ACIMA DA FOTO.

Século XIX

“Pockels descobriu a influência das impurezas na tensão superficial dos fluidos que lavavam a louça em sua própria cozinha. Ela conseguiu medir a tensão superficial da água criando um aparelho conhecido como calha de Pockels, um instrumento fundamental na nova disciplina da ciência da superfície.”

LEIA SOBRE AGNES POCKELS, CLIQUE NO BOTÃO COM SEU NOME ACIMA DA FOTO.

Século XVII

“Paulze acompanhou Lavoisier em seu laboratório durante o dia, fazendo anotações em seus cadernos de laboratório e esboçando diagramas de seus projetos experimentais. Ela também o ajudou traduzindo documentos sobre química do inglês para o francês.O treinamento que ela recebeu do pintor Jacques-Louis David permitiu-lhe desenhar com precisão e precisão aparelhos experimentais, o que acabou ajudando muitos contemporâneos de Lavoisier a entender seus métodos e resultados”

LEIA SOBRE MARIE-ANNE LAVOISIER, CLIQUE NO BOTÃO COM SEU NOME ACIMA DA FOTO.

Século XVII

“Autora do Livro “La Chymie Charitable et Facile, em Faveur des Dames.” E, recentemente, Londa Shiebinger colocou La Chymie, de Meurdrac, na tradição dos livros de culinária médica. La Chymie tem muitas semelhanças com os libri de segreti, livros de medicina e cosméticos popularizados na Itália renascentista, que eram ocasionalmente de autoria de mulheres.”

LEIA SOBRE MARIE MEURDRAC, CLIQUE NO BOTÃO COM SEU NOME ACIMA DA FOTO.

Século XVI

“Mostra conselhos sobre como administrar uma casa e também discussões sobre como transformar metal em ouro. Isso incluía instruções sobre como fazer muitos itens práticos, como pasta de dente, cola, esmalte, sabão e cosméticos”

LEIA SOBRE ISABELLA CORTESE, CLIQUE NO BOTÃO COM SEU NOME ACIMA DA FOTO.

273 a.C

” O nome de Mary sobrevive em sua invenção do banho-maria (Mary’s Bath), que limita a temperatura máxima de um recipiente e seu conteúdo ao ponto de ebulição de um líquido separado: essencialmente uma caldeira dupla.”

LEIA SOBRE MARIA PROPHETISSA, CLIQUE NO BOTÃO COM SEU NOME ACIMA DA FOTO.

1200 a.C

“Considerada a primeira química? Pois é! e ainda mais uma fabricante de perfumes. Isso na Mesopotâmia, se liga só”

LEIA SOBRE TAPPUTI, CLIQUE NO BOTÃO COM SEU NOME ACIMA DA FOTO.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora